Quem estĂĄ pensando em trabalhar pelo home office, ou entĂŁo jĂĄ trabalha sob este regime, se beneficiarĂĄ ao seguir estas dicas...
O trabalho em casa Ă© muito cĂŽmodo, de fato: sem pegar trĂąnsito, sem polĂtica de vestimenta e tudo pode ser feito do conforto do seu lar.
Apesar disso, ainda hĂĄ dicas que vocĂȘ pode seguir para tornar mais satisfatĂłria a sua rotina home office.
Mesmo se vocĂȘ nĂŁo trabalha sob o regime, mas o estĂĄ cogitando, certamente estas dicas de home office tambĂ©m te atenderĂŁo muito bem!
Elas te ajudarĂŁo a tornar o ambiente de trabalho mais confortĂĄvel e pacĂfico, o que poderĂĄ aumentar sua produtividade e satisfação profissional.
Confira...
1 - Reserve um espaço para o trabalho
Esta primeira dica para home office diz respeito a vocĂȘ reservar um espaço em sua casa para destinar ao trabalho, temporariamente.
Caso vocĂȘ more com outras pessoas, deixe isso claro a elas, para evitar interrupçÔes ou incĂŽmodos.
Mesmo se vocĂȘ trabalhar usando o celular ou um notebook — que sĂŁo muito prĂĄticos, de fato, e podem ser levados a qualquer lugar —, opte por reservar um cĂŽmodo para o home office.
2 - Estipule um perĂodo laboral
AlĂ©m de ter um espaço bem definido no qual trabalharĂĄ, lembre-se de estipular o tempo durante o qual vocĂȘ atuarĂĄ profissionalmente.
Ele dependerĂĄ da sua rotina e atribuiçÔes; no entanto, se nĂŁo tiver um norte, vocĂȘ poderĂĄ se basear no horĂĄrio comercial aqui no Brasil, que geralmente vai das 9h Ă s 18h.
Assim como falamos na dica de home office anterior, informe o seu horĂĄrio de trabalho Ă s pessoas que moram com vocĂȘ...
3 - Programe pausas
Pausas sĂŁo importantes, e vocĂȘ deve fazĂȘ-las quando trabalha sob o regime home office.
Como a maioria dos empregos home office exige que o profissional fique boa parte do tempo sentado, seria ideal fazer breves pausas de 15 minutos a cada hora para "dar uma esticada"...
Essas sĂŁo pausas breves, para ir ao banheiro, se alongar ou tomar uma ĂĄgua.
Hå também as pausas mais longas, para as refeiçÔes.
Reserve um perĂodo de tempo para elas, que dure de 30 minutos a 2 duas horas (dependendo de sua carga horĂĄria)...
... Evite a todo custo lidar com o trabalho durante sua pausa.
4 - DĂȘ atenção Ă ergonomia
Talvez esta seja uma das mais importantes dicas de home office...
De modo simplificado, podemos dizer que a ergonomia diz respeito Ă forma como sua postura e a forma como vocĂȘ interage com objetos afetam sua saĂșde e qualidade de vida.
A fim de evitar dores no corpo, alĂ©m de fazer alongamentos constantes, vocĂȘ deverĂĄ se atentar Ă sua postura.
Ao sentar, evite manter uma posição corcunda...
Se utilizar o computador, avalie, também, se a altura do monitor e da mesa não estå muito baixa ou alta.
A imagem abaixo ilustra, de forma eficiente, qual seria a postura adequada ao sentar frente ao computador.
O conceito Ă© simples, certo? No entanto, muita gente ainda negligencia este aspecto da vida trabalhando em home office.
5 - Conte com a tecnologia para se organizar
Se vocĂȘ tiver dificuldades em adotar uma rotina ou tem problemas com a procrastinação e desvios de atenção, use da tecnologia para ser mais produtivo.
Para organizar os seus afazeres, hĂĄ o Google Agenda, por exemplo...
Outras ferramentas gratuitas e interessantes disponibilizadas pela Google incluem o Google Planilhas, Google Slides e o Google Docs.
Ambas sĂŁo versĂ”es gratuitas e em nuvem — ou seja, que funcionam por meio da internet — de editor de planilhas, apresentação de slides e editor de textos, respectivamente.
TambĂ©m Ă© importante contar com a tecnologia do jeito certo; deste modo, quando achar que Ă© preciso fazer isso, silencie as notificaçÔes do celular, restrinja o acesso Ă Netflix e monitore seu uso do Instagram (sim, o app te mostra quanto tempo vocĂȘ passa nele por dia, em mĂ©dia)...
Acaba sendo uma questĂŁo de equilĂbrio que, muitas vezes, leva algum tempo para ser estabelecida.
Trabalhar com home office envolve muitas distraçÔes e comodismos, inicialmente...
... Todavia, se vocĂȘ seguir as dicas que dispusemos neste artigo. eventualmente criarĂĄ um ambiente confortĂĄvel e produtivo para suas atividades laborais.
0 ComentĂĄrios