Como escolher um processador para PC: guia completo para leigos

Aprenda a como escolher o melhor processador para computador...

como escolher um processador para computador

O processador é um componente fundamental para todos os tipos de computadores, seja um celular, notebook ou desktop (os famosos PCs).

Pela função que a peça assume, é comum que surjam dúvidas em relação a como escolher um processador quando se está montando — ou fazendo um upgrade/downgrade — uma máquina, principalmente em relação aos PCs.

Pensando nesse tipo de situação, elaboramos um guia para você encontrar o melhor processador para seu computador. 

Nele, abordaremos desde uma análise de quanto você quer gastar até a avaliação de suas necessidades com o PC.

Acompanhe! 

Sumário

Analise seu orçamento

Antes de qualquer coisa, ao escolher um processador para computador, é preciso que você seja realista ao analisar seu orçamento. 

Quanto você tem para gastar?

Analise sua situação financeira e estabeleça um valor máximo para seu novo processador. 

Pode ser parcelado, à vista… Apenas lembre-se de deixar bem definidas a quantia a ser gasta e a forma de pagamento ideal para você.

O que você pretende fazer?

Uma vez que você tem uma ideia de orçamento, é a hora de avaliar suas necessidades: para quê você utilizará o computador? 

Certamente, as necessidades de uma pessoa que utiliza o PC para assistir a vídeos no Youtube e mexer com editores de texto são diferentes de um profissional que trabalha com modelagem 3D (que exige o uso de programas mais robustos, que pedem mais da máquina).

Pense em como você quer utilizar o computador. 

Até mesmo se você for um gamer e estiver escolhendo um processador de PC para jogos, é importante avaliar qual tipo de jogo é seu alvo: jogos clássicos e nostálgicos, os mais modernos, MOBAs… 

Isso também influenciará na escolha do melhor processador para seu computador.

Compatibilidade de hardware

Tendo definidos seu orçamento e intenções com o computador, é a hora de partir para um lado um pouco mais técnico em relação a como escolher um processador para computador: verificar a compatibilidade de hardware. 

Para isso, você precisará saber qual o modelo da placa-mãe de sua máquina. 

Se você está montando um computador por partes e já escolheu uma placa-mãe, ótimo, então já sabe o modelo da sua. 

Caso tenha um computador e não saiba qual o modelo de sua placa-mãe, basta utilizar um programa leve e seguro chamado CPU-Z para identificá-la. 

Após tê-lo baixado e instalado, basta executá-lo. Assim que ele abrir (por padrão, na aba “CPU”), vá até a guia “Mainboard” e procure pela informação “Model”, conforme ilustra a imagem abaixo:

como escolher um processador para pc

OBS: se no seu caso a troca do processador será feita por conta do mesmo não estar funcionando e você não tem como instalar o CPU-Z em sua máquina, basta olhar a inscrição de modelo escrita em sua placa-mãe, abrindo o gabinete.

No caso ilustrado, o modelo da placa-mãe é o P5QL-E. Partindo da premissa de que agora você sabe qual o modelo de sua placa-mãe, há duas opções:

  1. Pesquisar pelo modelo da placa-mãe na internet e consultar os processadores compatíveis listados pelo fabricante;
  2. Fazer uma pesquisa no Google de acordo com um dos seguintes padrões: 
    1. <modelo da placa-mãe> cpu compatibility;
    2. <modelo da placa-mãe> cpu support;
    3. <modelo da placa-mãe> cpu list.

A essa altura, você já sabe qual o modelo de sua placa-mãe e tem uma lista com os processadores compatíveis. 

Então, podemos seguir para a próxima etapa.

Hora de cruzar as informações

Como mais uma parte do guia de como escolher um processador para computador, temos a etapa do cruzamento de informações. 

Se você fizer todos os passos anteriores corretamente, agora terá acesso a uma lista com os processadores compatíveis com sua placa-mãe. Perfeito.

Agora, lembre-se de qual foi a resposta ao tópico “O que você pretende fazer?”. Isso vai nos ajudar a organizar tudo. 

Eu quero que você pense no programa/jogo/software mais pesado que você pretende utilizar com grande frequência. 

Pode ser o Word, Blender, GTA V, etc. Se você não tem o costume de usar programas, pode usar o sistema operacional (Windows 7, Windows 10 e afins) como ponto de partida.

Agora, faça uma rápida pesquisa no seguinte padrão: <nome do programa> recommended system requirements (ou, no português, requisitos recomendados de sistema).

Você se deparará com algo similar a isto:

como escolher o melhor processador para computador

Observe que, nesse caso, o desenvolvedor do sistema (para exemplo, pegamos o Windows 10) informa que é necessário um processador com pelo menos 1 GHz de frequência.

No seu caso, esse valor pode ser diferente, mas não se preocupe.

Com ele em mãos, basta consultar a frequência dos modelos de processadores que constam na sua lista de compatibilidade e ver qual melhor atende seus requisitos.

Você não precisa trabalhar com, exatamente, o mesmo valor. Por via das dúvidas, é sempre bom pegar um processador que ultrapasse um pouco os requisitos em questão, para ter uma margem de segurança — afinal, o computador executa várias tarefas de modo escalonado, ou seja, não se dedica exclusivamente a uma coisa só.

É comum que programas mais robustos exijam, também, uma quantidade mínima de núcleos* no processador.

Para você ter uma ideia, hoje em dia, para uso casual e doméstico, é recomendado que o computador tenha, no mínimo, um processador com dois núcleos operando à frequência de 2.0 GHz.

* O número de núcleos de um processador influencia diretamente na sua eficiência ao executar várias tarefas simultaneamente. Já ouviu falar em Dual Core? Então, essa designação se refere a processadores com dois núcleos... Core, no inglês, significa núcleo; Dual indica dois.

Como escolher um processador para PC: a compra

Agora que você cruzou as informações e viu qual o processador que melhor atende suas necessidades, é a hora de fazer a compra.

Aqui, também é preciso cuidado. 

Como você já definiu a forma como prefere pagar pelo processador, fica mais fácil saber onde procurar.

Em geral, se você tem como pagar à vista, no dinheiro, vendedores em grupos no Facebook Marketplace ou em sites como o OLX são a opção mais acessível (apenas lembre-se de fazer uma boa pesquisa por diferentes vendedores e conferir se o equipamento está funcional antes de pagar).

Essa acessibilidade que esses locais oferecem se dá porque há muitos produtos usados há venda neles...

Caso você esteja disposto a pagar um pouco mais por produtos em estado novo, recomendamos que pesquise por processadores para PC em sites especializados em hardware.

Se você dispõe de cartões e prefere parcelar, ou até mesmo quer uma garantia, mesmo pagando à vista, o melhor seria comprar direto com lojas — Pessoas Jurídicas em geral — ou pelo Mercado Livre.

Parabéns! Você chegou ao fim deste tutorial.

Ficou com alguma dúvida ou quer nos dizer algo? Basta interagir conosco pelo campo de comentários, disposto logo abaixo.

Postar um comentário

0 Comentários