Aprenda a como escolher o melhor processador para computador...
O processador é um componente fundamental para todos os tipos de computadores, seja um celular, notebook ou desktop (os famosos PCs).
Pela função que a peça assume, é comum que surjam dúvidas em relação a como escolher um processador quando se está montando — ou fazendo um upgrade/downgrade — uma máquina, principalmente em relação aos PCs.
Pensando nesse tipo de situação, elaboramos um guia para você encontrar o melhor processador para seu computador.
Nele, abordaremos desde uma análise de quanto você quer gastar até a avaliação de suas necessidades com o PC.
Acompanhe!
Sumário
Analise seu orçamento
Antes de qualquer coisa, ao escolher um processador para computador, é preciso que você seja realista ao analisar seu orçamento.
Quanto você tem para gastar?
Analise sua situação financeira e estabeleça um valor máximo para seu novo processador.
Pode ser parcelado, à vista… Apenas lembre-se de deixar bem definidas a quantia a ser gasta e a forma de pagamento ideal para você.
O que você pretende fazer?
Uma vez que você tem uma ideia de orçamento, é a hora de avaliar suas necessidades: para quê você utilizará o computador?
Certamente, as necessidades de uma pessoa que utiliza o PC para assistir a vídeos no Youtube e mexer com editores de texto são diferentes de um profissional que trabalha com modelagem 3D (que exige o uso de programas mais robustos, que pedem mais da máquina).
Pense em como você quer utilizar o computador.
Até mesmo se você for um gamer e estiver escolhendo um processador de PC para jogos, é importante avaliar qual tipo de jogo é seu alvo: jogos clássicos e nostálgicos, os mais modernos, MOBAs…
Isso também influenciará na escolha do melhor processador para seu computador.
Compatibilidade de hardware
Tendo definidos seu orçamento e intenções com o computador, é a hora de partir para um lado um pouco mais técnico em relação a como escolher um processador para computador: verificar a compatibilidade de hardware.
Para isso, você precisará saber qual o modelo da placa-mãe de sua máquina.
Se você está montando um computador por partes e já escolheu uma placa-mãe, ótimo, então já sabe o modelo da sua.
Caso tenha um computador e não saiba qual o modelo de sua placa-mãe, basta utilizar um programa leve e seguro chamado CPU-Z para identificá-la.
Após tê-lo baixado e instalado, basta executá-lo. Assim que ele abrir (por padrão, na aba “CPU”), vá até a guia “Mainboard” e procure pela informação “Model”, conforme ilustra a imagem abaixo:
OBS: se no seu caso a troca do processador será feita por conta do mesmo não estar funcionando e você não tem como instalar o CPU-Z em sua máquina, basta olhar a inscrição de modelo escrita em sua placa-mãe, abrindo o gabinete.
No caso ilustrado, o modelo da placa-mãe é o P5QL-E. Partindo da premissa de que agora você sabe qual o modelo de sua placa-mãe, há duas opções:
- Pesquisar pelo modelo da placa-mãe na internet e consultar os processadores compatíveis listados pelo fabricante;
- Fazer uma pesquisa no Google de acordo com um dos seguintes padrões:
- <modelo da placa-mãe> cpu compatibility;
- <modelo da placa-mãe> cpu support;
- <modelo da placa-mãe> cpu list.
A essa altura, você já sabe qual o modelo de sua placa-mãe e tem uma lista com os processadores compatíveis.
Então, podemos seguir para a próxima etapa.
Hora de cruzar as informações
Como mais uma parte do guia de como escolher um processador para computador, temos a etapa do cruzamento de informações.
Se você fizer todos os passos anteriores corretamente, agora terá acesso a uma lista com os processadores compatíveis com sua placa-mãe. Perfeito.
Agora, lembre-se de qual foi a resposta ao tópico “O que você pretende fazer?”. Isso vai nos ajudar a organizar tudo.
Eu quero que você pense no programa/jogo/software mais pesado que você pretende utilizar com grande frequência.
Pode ser o Word, Blender, GTA V, etc. Se você não tem o costume de usar programas, pode usar o sistema operacional (Windows 7, Windows 10 e afins) como ponto de partida.
Agora, faça uma rápida pesquisa no seguinte padrão: <nome do programa> recommended system requirements (ou, no português, requisitos recomendados de sistema).
Você se deparará com algo similar a isto:
Observe que, nesse caso, o desenvolvedor do sistema (para exemplo, pegamos o Windows 10) informa que é necessário um processador com pelo menos 1 GHz de frequência.
No seu caso, esse valor pode ser diferente, mas não se preocupe.
Com ele em mãos, basta consultar a frequência dos modelos de processadores que constam na sua lista de compatibilidade e ver qual melhor atende seus requisitos.
Você não precisa trabalhar com, exatamente, o mesmo valor. Por via das dúvidas, é sempre bom pegar um processador que ultrapasse um pouco os requisitos em questão, para ter uma margem de segurança — afinal, o computador executa várias tarefas de modo escalonado, ou seja, não se dedica exclusivamente a uma coisa só.
É comum que programas mais robustos exijam, também, uma quantidade mínima de núcleos* no processador.
Para você ter uma ideia, hoje em dia, para uso casual e doméstico, é recomendado que o computador tenha, no mínimo, um processador com dois núcleos operando à frequência de 2.0 GHz.
* O número de núcleos de um processador influencia diretamente na sua eficiência ao executar várias tarefas simultaneamente. Já ouviu falar em Dual Core? Então, essa designação se refere a processadores com dois núcleos... Core, no inglês, significa núcleo; Dual indica dois.
Como escolher um processador para PC: a compra
Agora que você cruzou as informações e viu qual o processador que melhor atende suas necessidades, é a hora de fazer a compra.
Aqui, também é preciso cuidado.
Como você já definiu a forma como prefere pagar pelo processador, fica mais fácil saber onde procurar.
Em geral, se você tem como pagar à vista, no dinheiro, vendedores em grupos no Facebook Marketplace ou em sites como o OLX são a opção mais acessível (apenas lembre-se de fazer uma boa pesquisa por diferentes vendedores e conferir se o equipamento está funcional antes de pagar).
Essa acessibilidade que esses locais oferecem se dá porque há muitos produtos usados há venda neles...
Caso você esteja disposto a pagar um pouco mais por produtos em estado novo, recomendamos que pesquise por processadores para PC em sites especializados em hardware.
Se você dispõe de cartões e prefere parcelar, ou até mesmo quer uma garantia, mesmo pagando à vista, o melhor seria comprar direto com lojas — Pessoas Jurídicas em geral — ou pelo Mercado Livre.
Parabéns! Você chegou ao fim deste tutorial.
Ficou com alguma dúvida ou quer nos dizer algo? Basta interagir conosco pelo campo de comentários, disposto logo abaixo.
0 Comentários